top of page

Adhemir Fogassa

Vanishing Point 05
Vanishing Point 02
Vanishing Point (wall sculpture)
Vanishing Point 04
Vanishing Point 03

SOBRE O ARTISTA

A TRAJETÓRIA

Artista nato, ainda na infância Adhemir Fogassa já demonstrava o seu talento em criar modelos construindo seus próprios brinquedos, principalmente miniaturas de carros. Na adolescência ele encantou-se com a pequena maquete de uma casa e se decidiu pela carreira de maquetista. Oficio esse que possibilitou externar sua arte e sua técnica em compor arquétipos. Autodidata, quando jovem Adhemir criou sua empresa de maquetes empregando recursos improvisados por ele, pois não havia escola de formação profissional em sua área. Durante todo o percurso como maquetista, Adhemir adotou como regra imutável a perfeição e a riqueza de detalhes na produção de seus trabalhos.

Muito mais do que uma abundante produção de maquetes, cerca de 8 mil ao longo de 40 anos, Fogassa fez dessas peças verdadeiras obras de arte que o consagraram como um dos melhores profissionais de maquetes do mundo. Hoje, ele participa de sua empresa, a “Adhemir Fogassa Maquetes”, apenas como conselheiro. Na maior parte do tempo, Adhemir encontra-se em seu ateliê modelando suas esculturas e revelando sua natureza artística em um sentido mais pleno.

MUSEU LITTLE WORLD

Em 2006 Adhemir Fogassa criou um museu de maquetes. O Little Wolrd foi uma iniciativa  com o propósito de instaurar um espaço de Arquitetura, História, Geografia e Arte onde os principais monumentos do mundo, estão representados por  maquetes. Com o advento do Little World, pela primeira vez o Brazil pôde contar com um museu onde os visitantes, em um só dia, conheciam as mais renomadas edificações do mundo, entre elas: Taj Mahal, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Ópera House, Edifício Taipei ( na época o mais alto do mundo), entre outros e mais as 7 maravilhas do mundo antigo.

Como resultado, a exposição das obras encantou o público e ganhou destaque internacional. A empresa automobilística Ferrari solicitou a Fogassa a confecção de maquetes que representassem monumentos italianos famosos como: Torre de Pizza e Coliseu, entre outros. Adhemir aceitou o desafio e edificou as maquetes que atualmente fazem parte das atrações do parque temático que a Ferrari fundou no Emirado de Abu Dhabi.

ARTE E OLIMPÍADAS

“A ARTE DE ADHEMIR FOGASSA COMO INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DO BRASIL PARA SEDIAR AS OLIMPIADAS DE 2016.

Reconhecidamente, a arte e a técnica de Adhemir Fogassa colocam-se como uma das causas atribuídas pela escolha do Brasil como sede para as Olimpíadas de 2016. Devido a uma liminar para que se estabelecesse a localidade dos jogos, Fogassa foi designado por membros da COB ( Comitê Olímpico Brasileiro) para compor um modelo das possíveis instalações do evento no país. Graças à montagem de uma maquete executada dentro dos seus Padrões artísticos, o trabalho externou com criatividade o perfil do Brasil colaborando com a preferência e a escolha do Rio de Janeiro como sede olímpica.

bottom of page