Suzana Meyer Garcia
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() |
SOBRE A ARTISTA
Formada em julho de 1989 na FEI - Faculdade de Engenharia Industrial - SBCampo - SP em Engenharia de Produção, com ênfase em Química. Formada em Belas Artes em 1983 pela Escola Pan-Americana de Arte. Bacharel em Direito pela Universidade Paulista em 2015. Estudou História da Arte no Masp-Museum de São Paulo em 1993 e 1994 com os Profs. Luiz Marques, Luciano Migliacio, Agnaldo Farias e Jorge Coli, entre outros. Graduação e especialização em Restauração de Pintura, Documentos, Fotografias, Obras Raras e Obras de Arte em Papel no Centro Técnico de Arte de São Paulo. Curso de Extensão em Iconografia Religiosa na Pontifícia Universidade Católica PUC-SP.
Com formação técnica em Arquitetura, trabalhou com projetos e projetos arquitetônicos nos Construtores Figueiredo Ferraz, Wysling Gomes e na companhia de seu pai, Suplanta. Artista membro da Associação Internacional de Artistas Plásticos da Unesco sob o n. 1952/08. Diretor de Arte da Associação SINAPESP - São Paulo Brasil.
Especialista em avaliação de obras de arte por metodologia de ensaios não destrutivos. Curador e proprietário da Galeria de Arte Area-Artis em Moema de 2003 a 2006. Especialização em gravuras pelo Museu de Arte LasarSegal (lito, xilo, metal e placa solar).
Realizou várias exposições individuais, entre elas a Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, e o Museu de Arte e Cultura MACC Caraguá. Ela foi premiada em várias exposições nacionais e internacionais, incluindo duas bienais - Roma e Florença. Salão de Cannes-França em 2007. Membro da Academia de Artes, Ciências e Letras de Paris
Participou como curadora dos salões "I Salão de Artes Plásticas Solar dos Andradas - CPOR / SP" em 2014, Salão de Artes da Marinha em comemoração aos 150 anos da Batalha de Riachuelo em 2015 - Centro Cultural da Marinha SP, Salão de Artes Plásticas do Comando Militar do Sudeste em 2015 e Escola Preparatória de Cadetes do Exército - Campinas 2015.
Membro do Júri do Clube Paineiras do Morumbi na Maratona Cultural da ACESC - Associação de Clubes Esportivos e Associações Culturais de São Paulo desde 2012, e Membro do Júri do Salão SINAPESP-AIAP / UNESCO no Centro Cultural Mestre Assis do Embu em 2015 Propriedade da empresa Meyer Eng & Art, com trabalhos de consultoria especializados em arte, realizando projetos, instalações e avaliações de marketing e autenticidade, ou ministrando cursos e palestras na área de Ensaios Não Destrutivos aplicados a objetos artísticos, seja para conservação ou restauração, como para autenticação. Participou como palestrante em 2012 no XXX CONAEND - Congresso Brasileiro de Ensaios e Inspeção Não Destrutivas e 16º. IEV - Conferência Internacional de Avaliação da Integridade e Extensão da Vida da Equipos Industriales pela ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos.
Possui trabalhos em coleções como: Tribunal de Justiça de São Paulo, Prefeitura de Cannes - França, Banco Banif - Lisboa Portugal, Museu da Pomezia - Itália, UNIVALI - Museu da Universidade do Vale do Itajaí. - SC, Museu Olímpico de Arte do Esporte - Secretaria de Esportes de SP, Museu de Arte do Estado de São Paulo, Museu de Itápolis - SP, Aquanima Brasil - Grupo Santander Banespa, TBC - Teatro Brasileiro de Comédia - SP, Prefeitura Municipal de São Paulo Caieiras, Metropolitan Transp Collection, Ventura Holding (grupo Aché Laboratories), Grupo Habibs / Ragazzo.
"Devo à técnica em arquitetura e ao engenheiro a existência do artista. O primeiro contato com desenhos e desenhos começou cedo, aos quatro anos, quando eu era alta o suficiente para que meus olhos pudessem alcançar os desenhos na prancheta de desenho de meu pai. Aquelas linhas que começaram perto da minha visão e pareciam desaparecer no infinito me fascinaram desde o início. Ele me contou histórias sobre como a tinta foi obtida, a têmpera, a tinta a óleo e isso despertou minha curiosidade em conhecer mais profundamente os pigmentos e materiais, e depois do curso de Artes Plásticas escolhi Engenharia Química, onde percebi que o mundo da Ciência é o mesmo que da Arte. O contato com as leis da física, óptica, matemática, química me revelou verdadeiros mestres, até de uma época em que não havia tal separação entre as ciências, bem como uma visão particular de coisas que antes passavam despercebidas.
Durante 20 anos atuando como engenheira em empresas multinacionais, tive a oportunidade de conhecer as mais diversas realidades e hoje, à frente de Meyer, aplico principalmente no desenvolvimento de novos produtos com clientes muitos dos conceitos que aprendi no universo da arte. ao mesmo tempo em que uso na arte a criação, técnica e disciplina dos conceitos que trago da arquitetura e da engenharia. "
Suzana Garcia